Vale e Petrobras querem parceria para avaliação de oportunidades de descarbonização

Empresas assinaram protocolo de intenções para acelerar desenvolvimento de soluções de baixo carbono 

Por Conexão Mineral 29/09/2023 - 15:37 hs
Foto: Vale
Vale e Petrobras querem parceria para avaliação de oportunidades de descarbonização
Os presidentes de Petrobras, Jean Paul Prates (à esquerda), e Vale, Eduardo Bartolomeo

A Vale assinou ontem (28/9) um protocolo de intenções com a Petrobras para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono, aproveitando as expertises técnicas e sinergias das duas empresas. A parceria terá duração de dois anos e prevê a avaliação de oportunidades conjuntas de descarbonização, abrangendo o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis – como o hidrogênio, metanol verde, biobunker, amônia verde e diesel renovável – e de tecnologias de captura e armazenamento de CO2.

A iniciativa contempla também potenciais acordos comerciais para fornecimento de combustíveis de baixo carbono produzidos pela Petrobras para consumo nas operações da Vale, que poderão contribuir com o compromisso da Companhia de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.

“O Brasil tem todas as condições de liderar o desenvolvimento em larga escala de soluções de baixo carbono e combustíveis renováveis, como o hidrogênio verde e o metanol verde. A Vale tem um firme compromisso de reduzir sua pegada de carbono e, portanto, quer ser protagonista desta jornada, alavancando ações relevantes para a transição energética no Brasil. Este acordo com a Petrobras se insere perfeitamente nesse contexto.” disse Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale. 

“A parceria da Petrobras com a Vale será estratégica para impulsionar a transição  energética no país. São as duas maiores potências brasileiras unindo forças em torno de um propósito comum: desenvolver as mais modernas soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. “Vamos potencializar a capacidade produtiva, a estrutura logística e expertise tecnológico, de dois gigantes nacionais, para alavancar a produção e o fornecimento de combustíveis mais 

eficientes e sustentáveis. É o que podemos chamar de pulo do gato para materializarmos a nossa estratégia de descarbonização, criando demanda e escala para soluções de baixo carbono”, complementou ele. 

Essa parceria poderá contribuir para alcançar o compromisso da Vale de reduzir suas emissões absolutas de escopos 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris.